Vejam uma apresentação de slides com os principais detalhes sobre o Programa de Pós-Graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade (PPGEES) da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Apresentação PPGEES - Externo v4
O Programa de Pós-Graduação em Eficiência Energética e Sustentabilidade (PPGEES) possui o Curso de Mestrado Profissional, e foi criado pela UFMS em abril de 2011, aprovado e credenciado pela CAPES/MEC em agosto de 2011, e iniciado sua primeira turma em março de 2012. De acordo com as normas da CAPES/MEC, a grande área do Conhecimento é “Engenharias”, a Área de Avaliação é “Engenharias I”, e a Área Básica é “Engenharia Civil”.
O Programa foi concebido pela percepção e entendimento do contexto global atual, especificamente para estudar os impactos do uso da energia e das diferentes matérias-primas no setor da construção civil e em outros setores da sociedade. O grupo de docentes fundadores do curso observou que, ao mesmo tempo que o contexto global mostrava problemas a serem resolvidos, eram também evidentes as tentativas e ações de desenvolvimento de fontes alternativas de energia e da promoção de uso racional dos recursos, provenientes não só da academia, mas também do setor produtivo e das diversas esferas dos órgãos governamentais.
O grupo reconheceu lacunas históricas na Região Centro-Oeste do país, deficiências de formação acadêmica e fixação de recursos humanos nos mais diferentes setores, a importância dos biomas Pantanal e Cerrado para a Região, a influência do Brasil sobre os países vizinhos e vice-versa e as atividades produtivas praticadas, baseadas principalmente em agricultura e pecuária. Além disso, levou em consideração também a baixa representatividade da construção civil na Região, com repercussões negativas visíveis nos seus vários campos de atuação (habitação social, sustentabilidade das edificações e do ambiente urbano, obras civis, desempenho no ambiente construído, industrialização, inovação, entre outros). Como área de pesquisa, a subárea de construção civil sempre foi deficitária em relação às demais em Engenharia Civil e com sobreposição de assuntos com outras subáreas, e até mesmo com outras áreas de conhecimento. Por essa razão, tornou-se um campo de trabalho atraente para o grupo, com muitas frentes de trabalho a serem lançadas, e natureza multidisciplinar.
Tendo como base essas premissas, especialmente sobre o papel da Universidade e da pós-graduação na sociedade, o PPGEES adotou a vertente do “mestrado profissional” como estratégia mais objetiva para atingir os mais diferentes agentes da sociedade. Buscando combater as lacunas identificadas, o programa foi construído para lidar com questões mundialmente relevantes e que cooperassem para mudar os aspectos negativos do cenário produtivo da Região. Houve também preocupação de não sombrear áreas de concentração ou linhas de pesquisa com outros programas de pós-graduação da mesma Faculdade ou da UFMS. Ao invés disso, foi construído buscando a complementaridade de sua atuação com a dos demais Programas, evidente também na escolha da vertente profissional.
Com relação ao corpo docente, o PPGEES iniciou suas atividades com 11 docentes, 13 vagas para estudantes, 3 áreas de concentração e várias linhas de pesquisa, que foram sendo ajustadas ao longo do tempo. Hoje, o PPGEES tem 13 anos de existência e atua em 2 áreas de concentração: “eficiência energética” e “sustentabilidade”. Conta com 14 Docentes Permanentes (DP) e 2 Docentes Colaboradores (DC), já passou por 3 avaliações da CAPES e atualmente tem o conceito 4 conforme a última avaliação na Quadrienal 2017-2020.
O PPGEES tem como público-alvo todos os profissionais que têm interesse em sistemas, metodologias, tecnologias, equipamentos, processos e estratégias voltados para a melhoria da eficiência energética e sustentabilidade nas áreas da engenharia, construção, produção e gestão.
O curso tem a duração mínima de 12 meses e o máximo de 24 meses. Dentro deste período o pós-graduando deve cumprir os 24 créditos mínimos exigidos, publicar artigo técnico-científico e apresentar a Defesa do Trabalho de Conclusão Final de Curso – TCC.
O curso funciona na modalidade presencial, é organizado no modelo tradicional de ensino, pesquisa e orientação; e ofertadas disciplinas semestralmente em regime modular e regime semestral no período vespertino e noturno.
O curso apresenta a estrutura de disciplinas obrigatórias: seminários, estágio de docência, metodologia científica.
O curso apresenta a estrutura de disciplinas optativas para atendimento das áreas de concentração Eficiência Energética e Sustentabilidade.
Profissionais das áreas: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Agrícola, Arquitetura e Urbanismo, e áreas afins, que sejam graduados e atuantes no mercado (na produção ou gestão).