O grupo de pesquisa tem, como objetivo principal, explorar a constituição de espacialidades híbridas a partir da inserção e apropriação das tecnologias de informação e comunicação. Visa também aprofundar discussões conceituais em relação ao uso qualificado dessas tecnologias por pessoas e comunidades pertencentes a diferentes universos. Como horizonte maior propõe a formulação e valorização de diversidades culturais, socioeconômicas, étnicas e regionais entre grupos distintos da população, através de ações de cunhos social e cultural promovidas pela universidade, através do curso de arquitetura e urbanismo, auxiliadas pelo uso de meios digitais. Os objetivos do algo+ritmo concentram-se também em desenvolver possibilidades para processos digitais de projeto, assim como em atualizações do processo de produção, como por exemplo, design paramétrico, prototipagem e fabricação digital, buscando uma maior colaboração entre os atuantes envolvidos nos projetos: www.facebook.com/AlgoRitmo.ufms
Este Grupo de Pesquisa pretende alcançar os ambientes passíveis de investigações científicas, no que diz respeito à dinâmica das evoluções, os consensos e conflitos decorrentes entre os Atores ou Stakeholders que ocorrem nos ambientes organizacionais humanos.
O grupo de pesquisa foi criado inicialmente com o nome Sustentabilidade do Ambiente Construído para reunir atividades de pesquisa dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Entretanto, com a construção de um protótipo habitacional em taipa, esta unidade se tornou a sede de um laboratório voltado às inovações e experimentações práticas de professores e alunos da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia/UFMS. Assim, o grupo passou a ser chamado Canteiro Experimental UFMS buscando fazer a ligação entre projeto e construção e, com isso, disseminar o conhecimento de novas técnicas e materiais voltados à sustentabilidade do ambiente construído. As pesquisas no tema arquitetura de terra geraram produtos tais como dissertações e artigos, e outros trabalhos envolvendo temas como habitação social, sustentabilidade e impactos na cadeia produtiva da construção civil.
O grupo de pesquisa Estratégias e Organizações tem como objetivo avançar no entendimento da prática da sustentabilidade nas organizações, através da realização de projetos de pesquisa e extensão que possibilitarão a difusão de conhecimento científico, auxiliará o desenvolvimento dos setores envolvidos e contribuirá para a formação dos seus integrantes. O grupo utiliza a integração abordagens teóricas de caráter interdisciplinar para construir conhecimento em relação a temática.
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5469601994313301
O objetivo geral do grupo de pesquisa é desenvolver estudos relacionados à avaliação do desempenho de edificações considerando critérios de desempenho térmico, energético e lumínico. Os objetivos específicos são elencados a seguir: (a) desenvolver estudos na área da simulação do desempenho de edificações utilizando os softwares mais avançados na área e com temas relevantes para a ciência; (b) desenvolver métodos de avaliação de desempenho com base em grandes volumes de dados visando aprimorar as normas técnicas e regulamentos brasileiros; (c) fomentar o desenvolvimento de manuais técnicos acerca dos programas de simulação de edificações para o ambiente acadêmico e profissional; (d) publicar artigos relevantes em revistas e eventos da área acerca de temas importantes para o ambiente construído; (e) reunir estudantes, técnicos, pesquisadores e professores nas linhas de pesquisa do grupo, visando fortalecer e desenvolver os cursos de graduação e pós-graduação envolvidos.